quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A VIDA IMITA A ARTE (INFELIZMENTE...)

Quando peguei o jornal, hoje cedo, demorei um pouco a compreender a foto principal da primeira página de O Globo. Não que a foto não fosse autoexplicativa, mas eu estava sem óculos e a vista cansada, depois de 51 anos de uso, me impede o foco em letras e imagens próximas; e pela manhã, ainda mais...


 

Não sou especialista em fotografia; isso é tema para o amigo e colega das Uerj, professor Ricardo Hollanda, mas achei a composição dela muito feliz, em contraponto com os distintos cavalheiros dos quadros do fundo. Literalmente, sinal dos tempos.
Fato curioso: a foto não é de algum fotógrafo de O Globo e sim de Yasuyoshi Chiba, da France Press. (nem imagino o porquê)
Meu questionamento maior é sobre o conteúdo da matéria escrita pela minha querida amiga e companheira dos tempos de Uerj, Vera Araújo, a quem admiro de montão.
Na capa, o título RIO TERÁ 'ROBOCOP' CONTRA BLACK BLOCS faz uma associação imediata do grupo com o vandalismo. E não vou, aqui discutir até que ponto esta ligação é correta ou não. Isso daria muito pano pra manga.
O uso do termo ROBOCOP também é questionável, mas como o filme dirigido pelo Padilha está em cartaz...
Na página 13, um infográfico dá mais detalhes sobre a carapaça policial.

A notícia, pelo que pude constatar consultando outros jornais, foi um furo da grande Vera, mas lendo o texto fiquei com a sensação de que o tema deveria ter sido melhor explorado. Na verdade, trata-se apenas de uma descrição do traje e uma entrevista com o tenente-coronel Wagner Villares, comandante do Batalhão de Proteção a Grandes Eventos. Ou seja, toda essa proteção é destinada ao policiamento durante a Copa. Se os gringos já estavam assustados, depois de verem os preparatios da nossa PM para o evento, vai ter gente cancelando suas passagens...
O comandante também avisou que se for preciso, sua tropa de "Robocops" poderá participar da repressão a manifestações violentas. Mas ressaltou que todos os integrantes estão aprendendo artes marciais para aprenderem técnicas de uso mínimo da força. Um tipo de "tropa zen". Um misto de Robocop com Karatê Kid, para não fugirmos da temática cinematográfica
Na matéria fica claro que já foram adquiridos 200 trajes desses, mas não há uma referência ao custo disso no meu, no seu, no nosso bolso (com licença, Ancelmo Góis).
Ficou faltando algum estudioso de segurança analisar a questão, além da própria sociedade civil. Será que tudo isso é mesmo necessário?
Não dá pra, de fora de uma redação, saber o que aconteceu e quais foram as circunstâncias.
Continuo confiando na capacidade dessa grande jornalista. Só espero que O Globo suite o caso e analise melhor a questão.

PS - Depois desta postagem ser publicada, André Coelho, do grupo da Faculdade de Comunicação Social da Uerj me mostrou que o portal G1 havia publicado, ontem (26/2) uma galeria de fotos de um treinamento da PM  contra manifestantes da qual fazia parte a foto que estampou a foto da capa do Globo de hoje (27/2). Treinamento este que não é citado na matéria do jornal.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/fotos/2014/02/fotos-batalhao-de-choque-do-rj-treina-para-manifestacoes.html#F1120052

Todas as fotos são de Yasuyoshi Chiba, da France Press.
E o próprio André Coelho dá uma possível razão para só ele ter feito as fotos. Chiba foi agredido por um policial durante uma manifestação em julho do ano passado.



http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/noticia/2013/07/policia-fere-fotografo-da-afp-em-protesto-no-rio-de-janeiro.html

Seria uma compensação???????

Nenhum comentário:

Postar um comentário